Imprimir Imprimir

Inpa: pensando no futuro há 60 anos

2012-10-26 - 19:28:19


COMPARTILHE:

29 de Outubro é a data de comemoração da criação do Instituto de pesquisas que busca entender a complexidade do planeta, melhorar a qualidade de vida e investir no futuro de todos há seis décadas

Da redação da Ascom

 

Criado em 29 de outubro de 1952, com a assinatura de um decreto pelo então presidente Getúlio Vargas, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) existe há 60 anos. A partir daquela data, o Instituto se desenvolveu e, em mais dois anos, em 1954, passa, concretamente com a criação de sua sede, a realizar estudos científicos e das condições de vida da região amazônica. 

A criação do Inpa representou um salto no conhecimento da Amazônia, cuja complexidade desafia e encanta pesquisadores de todo o planeta.

Inaugurações

Dentre as atividades que o Inpa preparou para a data festiva estão as inaugurações do Centro Nacional de Processamento de Alto Desempenho no Amazonas (CENAPAD) - novo centro no Brasil a prover uma infraestrutura computacional no Estado do Amazonas, capaz de responder à demanda de ensino e pesquisa por processamento de desempenho elevado e por alta capacidade de armazenamento e recuperação de dados - do Inpa; do novo prédio do Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA); e a solenidade em comemoração aos 60 anos de criação do Instituto com a participação do ministro de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp.

A programação com diversas inaugurações inicia às 15h no Campus III, Inpa V8 - Frente ao prédio do Manejo (Av. da Lua, no conjunto Morada do Sol); seguida das inaugurações do prédio do LMA e o CENAPAD, no Campus I (Av. André Araújo, Aleixo); e a solenidade de encerramento da comemoração e homenagem aos 60 anos de criação do Instituto, que acontece no Auditório da Ciência, Campus I no Bosque da Ciência.


Foto da chamada: Acervo Ascom

Veja também:

Pibic Jr. do Inpa abre inscrições para nova turma

I Workshop de Inovação retratando a interação entre academia e empresa acontece no Inpa

Encontro Nacional de Aquicultura inicia discussões sobre o tema na próxima segunda-feira (29)