Imprimir Imprimir

Serviços ambientais para conservação da floresta

2011-05-06 - 09:49:53


COMPARTILHE:

Ascom Inpa

 

O tema foi debatido nesta quinta-feira (5) durante o Seminário de Avaliação dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs). Na ocasião, o pesquisador do Inpa Philip Fearnside apresentou o INCT de Serviços Ambientais do Inpa  

Por Daniel Jordano

Pesquisas envolvendo o sequestro de carbono e a recuperações de áreas degradas em fragmentos florestais da Amazônia foram os destaques da apresentação do pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) Philip Fearnside durante o Seminário de Avaliação do dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs)

O pesquisador falou ainda dos efeitos do desmatamento na região e como funciona a questão dos créditos de carbono.

Siga o Inpa no Twitter

Fearnside destacou também que o INCT dos Serviços Ambientais da Amazônia (SERVAMB) colabora para a formação de recursos humanos. O pesquisador afirma ainda que os serviços ambientais colaboram  para a conservação da floresta .“Os serviços ambientais tem que estar condicionado a manutenção da floresta em pé e por isso é muito importante que seja criado o mecanismo que permitam que esse valor seja repassado”, disse.

Durante a apresentação para os avaliadores da Universidade de São Paulo (USP), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) foi destacado ainda o estudo que analisa a ação do homem e sua relação com a fauna e flora em áreas de fragmentos florestais da região.

Código Florestal

O pesquisador do Inpa falou ainda sobre a proposta de mudanças no código florestal a qual ele considerou como perigoso. “Nós vivemos um momento perigoso devido às propostas de diminuição das reservas e o perdão de quem desmatou”, finaliza

Foto da Chamada: Eduardo Gomes

Veja também:

INCT Madeiras da Amazônia: o combate ao desperdício da indústria madeireira

As adaptações da biota aquática Amazônica abrem discussões em seminário

Insetos aquáticos, mudanças climáticas e a degradação ambiental